O Ministério da Saúde divulgou que o envio da vacina contra a gripe A (H1N1) para os estados de todo o país começará nesta sexta-feira, 1º. De acordo com o órgão, a entrega das doses aos municípios é de responsabilidade dos governos estaduais.
A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, porém, alguns estados anteciparão o início da imunização por causa dos surtos da doença em alguns municípios.
O ministério informou que as três primeiras remessas da vacina, que devem ser enviadas até o dia 15 de abril, os estados irão receber 25,6 milhões de doses, número que corresponde 48% do total de lotes que serão encaminhados para todas as regiões deste ano.
O Estado de São Paulo receberá 5,7 milhões de vacinas, em função dos registros cada vez mais frequentes de mortes relacionadas à influenza, ou gripe A.
Ao todo serão enviadas seis remessas da vacina para os estados.
Além da imunização, o órgão recomenda que a população deva adotar medidas de prevenção para evitar o contágio com o vírus H1N1. Ações simples como lavar as mãos, evitar locais com muita aglomeração de pessoas, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, fazer higienização das mãos com álcool em gel e em caso julgue necessário, usar máscaras de proteção, são atitudes que podem evitar o contato com a doença.
Os alvos da campanha de vacinação são gestantes, crianças, idosos e pessoas com comorbidades, porém, o ministério ressalta que todos deverão se vacinar.