Home / Saúde

SAÚDE

HGG atenderá demanda de vasectomias da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A partir de julho agora, o Hospital Alberto Rassi (HGG) realizará as cirurgias esterilizadoras em homens, popularmente conhecidas por vasectomias. A novidade se deve a uma transferência do serviço que era realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e que tem como objetivo deixar para a maternidade apenas a obstetrícia.

Na quinta-feira (13/7), os 28 pacientes que aguardavam pela cirurgia na maternidade serão atendidos no HGG. A intenção é atender a toda demanda pelo procedimento. O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, afirma que as cirurgias esterilizadoras em homens é o primeiro que o hospital recebe proveniente da maternidade. "Em breve vamos absorver também o serviço de mastologia da Maternidade", informa.

Só nesta quinta-feira quatro pacientes serão submetidos à cirurgia que, segundo o chefe do Serviço de Urologia do HGG, Theo Rodrigues, é simples e dura em média 30 minutos com anestesia local. A vasectomia consiste em cortar os canais diferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis.

Antes de chegar à sala de cirurgia, o paciente passa por consultas multidisciplinares voltadas para o planejamento familiar e estão dentro dos requisitos da lei, entre eles? ter mais de 25 anos e ter no mínimo dois filhos vivos. A lei prevê o prazo de dois meses entre a decisão e a cirurgia para evitar a esterilização precoce.

Homens que tiverem interesse em fazer uma vasectomia podem se dirigir a uma unidade da rede pública de saúde, lá serão orientados sobre planejamento familiar e então encaminhados para cirurgia. Vale ressaltar que a esterilização masculina é irreversível em alguns casos, o que requer responsabilidade no momento de decisão e envolvimento da família.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias