A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) divulgou nesta terça-feira, 27, que só neste ano, 32 casos do vírus Influenza A, conhecido como H1N1, foram confirmados no estado. A informação é do último boletim epidemiológico e a atual estatística revela que o número de casos é 10 vezes superior a todos registrados no ano passado.
Ainda de acordo com o órgão, duas mortes foram ocasionadas pela doença em 2018 e foram registradas em pacientes internos do Hospital Vila São Cottolengo, em Trindade. Em 20 dias, o hospital teve 58 pacientes apresentando febre, mal-estar e problemas respiratórios. Entre eles, sete foram diagnosticados com a doença. Outras oito mortes são investigadas.
Segundo a gerente substituta da Gerência de Imunização do Estado, Joice Dorneles, o surto é localizado na Vila São Cottolengo e não deve gerar preocupação da população. Como medida preventiva, os 365 internos e funcionários da instituição tomaram o Tamiflu, medicamento usado no tratamento de H1N1.
No Brasil, até o último dia 15, foram registrados 105 casos de Influenza. Outros 472 estão sendo investigados. De acordo com o Ministério da Saúde, Goiás era, até então, o estado com mais casos registrados, seguido pela Bahia e São Paulo.