Segundo o relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (09/04), o número de mortes causadas pela gripe H1N1 subiu para oito. Os novos óbitos foram registrados em Goiânia e, outros 63 casos da doença já foram registrados. De acordo com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, as vacinas contra o vírus chegará em Goiás amanhã, quarta-feira (11/04).
Dos óbitos registrados, quatro foram em Goiânia, duas em Trindade, uma em Jaupací e outra em Hidrolândia e, ainda segundo a SES, o estado está em situação de alerta para doença. A Secretaria Estadual de Saúde registrou também, uma uma morte por H3N2, outra variação do vírus da Influenza e ainda investiga outros 26 casos.
Está prevista para o próximo dia 23 a campanha de vacinação contra a doença, porém, em um vídeo, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, diz que as doses para imunização serão antecipadas para Goiás. “Eu quero comunicar a todos de Goiás que a vacina vai chegar na Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira. A partir dessa data, a secretaria vai distribuir essas doses para todos os municípios”, afirmou.
Ainda de acordo com o ministro, no primeiro lote serão encaminhados 650 mil vacinas de um total de mais de 1,7 milhões. “Isso é suficiente e ainda com uma margem para que possa, efetivamente, vacinar todo o público-alvo”, completou Occhi.
O ministro informou também que a campanha nacional de vacinação está mantida para a segunda quinzena de abril. No entanto, o estado poderá utilizar as vacinas antecipadas para traçar estratégias de proteção da população. A Secretaria Estadual de Saúde informou ainda que se as vacinas chegarem no prazo prometido pelo ministro, a vacinação pode começar já na próxima semana.
(Foto/Reprodução/TV Anhanguera)