Morreu a quarta criança com o vírus da raiva humana no Pará, na última terça-feira (29/05). De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a vítima tinha dez anos e estava internada no Hospital da Santa Casa, em Belém.
Entre as 14 notificações de suspeita da doença, o caso foi o quinto confirmado laboratorialmente. Das cinco pessoas com o vírus, quatro, que são crianças, morreram e um paciente permanece internado.
Totalizam-se oito mortes, sendo que quatro destas pessoas ainda não tiveram o material coletado para fazer o exame que comprova o diagnóstico de raiva ou não.
Cerca de mil pessoas que moram na região da comunidade Pimental estão sendo vacinadas contra a raiva. Eles também têm recebido mosquiteiros, para prevenir a mordida dos morcegos hematófagos.
Os pacientes que estão com suspeitas têm sintomas como febre, dispneia, cefaleia, dor abdominal e sinais neurológicos - paralisia flácida ascendente, convulsão, disfagia (dificuldade de deglutir), desorientação, hidrofobia e hiperacusia (sensibilidade a sons, principalmente agudos).
(Foto destaque: Agência Pará/Cristino Martins)