A história de vida do deputado federal e delegado Waldir é semelhante a história de muitos brasileiros que venceram diversos obstáculos na vida, principalmente, a escassez dos recursos financeiros. Waldir Soares de Oliveira, conhecido como Delegado Waldir, nasceu em Jacarezinho, no Paraná, no dia 28 de novembro de 1962. Oriundo de uma família humilde, de cinco irmãos, cuja mãe era zeladora, por isso, o delegado Waldir desde a adolescência teve que começar a trabalhar para ajudar no sustento da casa, exerceu diversas profissões antes de realizar o seu sonho de um dia ser Delegado e parlamentar, foi engraxate, vendedor de picolé, servente de pedreiro, bancário, comerciário, comerciante, professor, escrivão de polícia e auditor fiscal.
O deputado Delegado Waldir Soares é formado em Direito, possui as seguintes pós-graduações: Direito Penal, Processo Penal e Gerenciamento de Segurança Pública. No ano 2000, aos 37 anos, Delegado Waldir foi aprovado para o cargo de Delegado em Goiás, atuou em algumas Cidades do Entorno do Distrito Federal como Águas Lindas, Novo Gama, Luziânia e Planaltina de Goiás. Posterior, passou a atuar em Goiânia, e foi na capital goiana que o Delegado Waldir alcançou notoriedade por sua ação enérgica contra os bandidos, inclusive, uma de suas frases prediletas era: “ O Crime não tem rosto”, em Goiânia, o delegado Waldir passou por alguns Distritos policiais, como no Oitavo Distrito, no Setor Pedro Ludovico, na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e no Vigésimo Segundo Distrito Policial.
Delegado Waldir estreou na política no ano de 2010, quando concorreu uma vaga na Câmara Federal, na época, teve mais de quarenta mil votos o que levou a ficar na suplência, inclusive, assumiu a Câmara Federal por alguns meses. Em 2014, foi eleito a Deputado Federal com uma votação expressiva de mais de 274 mil votos. Na Câmara Federal, o Delegado Waldir tem sido um deputado, sobretudo, na defesa intransigente da segurança pública da população, inclusive, tem inúmeros projetos apresentados na Câmara dos Deputados, que atestam a luta do Delegado Waldir em prol da justiça. Em 2016 concorreu uma vaga na Prefeitura de Goiânia, mas, não conseguiu se eleger porque o eleito foi o Prefeito Iris Rezende.
Nos últimos quatro anos como deputado federal, o Delegado Waldir honrou o voto dos goianos, e o eleitor de Goiás soube reconhecer o trabalho árduo do Delegado Waldir, prova disso, é que nas últimos eleições do dia 07 de outubro, o Delegado Waldir obteve mais de 274 mil votos, praticamente a sua mesma votação obtida em 2014. O Delegado Waldir é deputado federal pelo PSL, o mesmo partido do presidenciável Jair Bolsonaro, inclusive, ele é um dos representantes da campanha de Bolsonaro á Presidência da República em Goiás, uma vez que, possui uma amizade estreita com Bolsonaro, chegando até mesmo, a ser cotado para assumir um ministério no Governo de Bolsonaro, caso o mesmo venha ser eleito. O Delegado Waldir é casado com Priscila Soares.
Sucessos! Deputado Delegado Waldir!
(Giovani Ribeiro Alves, filósofo, professor, escritor, poeta e articulista do Diário da Manhã)