A coleta de plasma de pessoas que foram detectadas com covid-19 e já se recuperaram da doença, inicia nesta segunda-feira (22) no Hemocentro de Goiás. O propósito é buscar tratamento para pacientes em estado mais grave, com sustentação nos anticorpos contra o vírus.
As pessoas que já se recuperaram da doença e não apresentam mais sintomas, podem entrar em contato com o Hemocentro Coordenador, em Goiânia. Essas pessoas deverão ser informadas se estão aptas à doação de sangue, de onde será feita a coleta e extraído o plasma convalescente, que é o plasma com anticorpos para a doença.
O contato pode ser feito pelo telefone 3201-4101 ou pelo e-mail [email protected].
A diretora-médica do Hemocentro de Goiás, Alexandra Vilela Gonçalves, informou que o uso do plasma será estudado e, futuramente, poderá ser utilizado em pacientes internados com estado de saúde de moderado a grave.
“Se o paciente estiver internado e já apresentar queda da saturação de oxigênio, por exemplo, se a concentração de oxigênio dele cair abaixo de 93%, já mostra que ele está tendo uma evolução mais grave. A partir daí, ele já é um paciente candidato a receber o plasma convalescente”, alega.
Segundo Alexandra, o estudo a partir da coleta de plasma será válido até para outros tratamentos no futuro. “Se o plasma convalescente for realmente eficaz na Covid-19, ele pode também ser eficaz contra outras formas de infecção”, explica.
Para doar, deve-se ter:
- Testado positivo para a Covid-19
- Ausência de sintomas há mais de 14 dias
- Idade entre 18 e 60 anos
- Peso igual ou acima de 65kg
- Mulheres: não podem ter tido nenhuma gestação
Coleta de plasma no Hemocentro:
Início: 22 de junho
Endereço: Av. Anhanguera, Setor Coimbra, Goiânia
Telefone: 3201-4101
E-mail: [email protected]
*Com informações do G1