O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realizou na noite desta quarta-feira, 22, um treinamento com os profissionais da unidade que estão na linha de frente no atendimento de pacientes com a Covid-19. O intuito é manter a prevenção, o controle e a contenção de riscos, bem como a orientação para a realização de procedimentos seguros e bem-sucedidos.
A capacitação, que foi ministrada pela equipe do departamento de qualidade do HMAP, ocorreu in loco, nas unidades de Covid do hospital, para treinar a equipe com foco na segurança do paciente e dos protocolos de atendimento instituídos na unidade de saúde.
Além disso, a qualificação reforça com os colaboradores sobre o atendimento humanizado, que é marca da unidade, e como ele contribui para a melhora do quadro de saúde de pacientes e da redução da sensação de medo e estresse causados pela internação.
Para a coordenadora da qualidade do HMAP Karla Ariene, em tempos de Covid-19, essa educação continuada deve acontecer para que ocorra a melhora do atendimento. “Nós reunimos com as equipes e falamos sobre segurança do paciente, protocolos de atendimento da instituição e questionamos sobre os atendimentos. Mostramos que a humanização tem sido uma ferramenta indispensável para quem trabalha na linha de frente no combate ao vírus. Nós temos que melhorar cada dia mais a segurança do paciente e o nosso atendimento”, explica.
Karla reforça que como a Covid é uma doença nova e altamente contagiosa, os treinamentos servem exatamente para proteger os colaboradores e dar mais segurança ao paciente.
“O momento que estamos vivenciando torna, de extrema importância, reforçar e capacitar os profissionais para segurança do paciente; diante do cenário da Covid-19, a capacitação é fundamental para assegurar o cuidado prestado para os nossos pacientes. O Núcleo de Segurança do Paciente foi criado para contribuir na qualificação, garantindo a eficácia dos protocolos e dos cuidados com os nossos pacientes,” relatou a profissional.