O Hospital do Câncer III, unidade vinculada com Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza touca que reduz queda de cabelo. De acordo, com estudos o efeito colateral mais traumatizante do tratamento de câncer é perda das madeixas.
Além da estética, o impacto provoca problemas psicológicos no enfermo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), agora tem acesso a 'touca inglesa', tecnologia desenvolvida para diminuir a queda de cabelo.
O procedimento já está sendo disponibilizado para redes particulares. E agora, passa a ter acesso aquelas pessoas que fazem tratamento do SUS pelo INCA.
O produto foi doado ao Hospital do Câncer III, pela empresa britânica Paxman, responsável pela produção do aparelho. Por meio de crioterapia, a tecnologia desenvolve o mecanismo que reduz e evita a queda.
O uso da touca é feito, 30 minutos antes da quimioterapia, ligado a uma máquina de refrigeração e colocada na cabeça do paciente. Após o procedimento, o enfermo utiliza novamente a tecnologia por mais 1h30.
Apesar, de ser uma inovação, não é recomendado para pacientes que estão tratando de câncer hematológicos ou para aqueles que tem alguma alergia ao frio.