O envelhecimento da pele, seja ela mista, oleosa, normal ou seca, passa por um processo natural de envelhecimento. Conforme a vida avança os sinais de envelhecimento vão aparecendo. Algumas pessoas encaram essa etapa como parte do processo contínuo.
Por sua vez, outras recorrem a procedimentos e técnicas de rejuvenescimento facial, para sanar os pontos que mais as incomodam. É claro que tais procedimentos não são duradouros, já que a velhice diz respeito ao processo molecular inevitável.
Sem, de fato, a fórmula da juventude, ou seja, sem um rejuvenescimento real, restam processos amenizadores da imagem.
A busca por procedimentos estéticos tem ganhado destaque nas clínicas de cirurgia plástica, sobretudo associada à estética corporal, que também objetiva a longevidade saudável.
Os procedimentos têm maior procura do público feminino, que demonstra maior preocupação com a aparência física. Mas os tratamentos de rejuvenescimento facial também têm sido utilizados pelo grupo masculino, que tem procurado cada vez mais tais procedimentos.
Para entender através de qual dinâmica o organismo humano processa o envelhecimento é preciso compreender a participação do colágeno para que a aparência jovial se prolongue.
O processo de diminuição na produção de colágeno acontece a partir dos 30 anos Classificada como a proteína que oferece sustentação da pele, cedendo gradativamente a partir dessa idade, daí surgem os primeiros sinais de envelhecimento na face, como ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas, além do sulco nasogeniano acentuar a região da boca.
Além do processo natural de diminuição de colágeno, existem fatores que podem acelerar o envelhecimento, fazendo com que os temidos sinais apareçam mesmo antes dos 30 anos. Alguns hábitos podem ser destacados: exposição solar sem proteção adequada; alimentação desequilibrada; álcool em excesso; estresse; poluição.
Rejuvenescimento facial
O rejuvenescimento facial tem o objetivo de melhorar a aparência e a textura da pele do rosto. A partir de procedimentos estéticos, como peeling químico ou laser, podem combater os aspectos de rugas, sardas, manchas de sol, melasma, cicatrizes de acne, vasos sanguíneos visíveis ou até perda de tonalidade da pele; são alguns dos principais fatores de quem recorre a esses procedimentos.
Atualmente o mercado oferece técnicas avançadas no campo de cirurgias plásticas e da dermatologia. Os tratamentos de pele mais comuns são o peeling químico, laser fracionado, luz intensa pulsada e uso de ácido hialurônico.