O Rio de Janeiro (RJ) flexibilizou a circulação de pessoas sem máscaras em ambientes abertos nos municípios que já possuem 65% da população vacinada, a partir desta quinta-feira, 28. A liberação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde por meio do novo decreto que aboliu o uso do acessório ao ar livre em lugares que não tenha aglomeração.
A resolução da Secretaria Estadual de Saúde que regulamenta a questão foi divulgada em uma edição extra do Diário Oficial. No estado do RJ, a medida passa a valer nos municípios que se enquadrarem às seguintes condições:
- estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid-19, de acordo com o mapa epidemiológico da semana;
- ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo (indivíduos com 12 anos ou mais) e/ou 65% da população total.
O decreto enfatizou ainda que o uso de máscaras em ambientes fechados continua obrigatório, "incluindo espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, assim como áreas fechadas de uso comum de condomínios residenciais e comerciais", conforme o texto.
Além disso, outras medidas foram divulgadas:
- máscaras deixam de ser obrigatórias em áreas abertas;
- boates, casas de show e pista de dança podem funcionar com 50% da capacidade;
- estão liberadas competições esportivas em ginásios e estádios com 100% do público, com apresentação de passaporte de vacina ou teste PCR feito, no mínimo, 48 horas antes;
- quando 75% da população estiver com o esquema vacinal completo, as máscaras serão obrigatórias apenas no transporte público e em unidades de saúde.