Por Hélmiton Prateado
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás comemora a certificação ONA 2 conseguida pelo Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia. A unidade faz parte da rede estadual de saúde e recebeu importante incremento desde o início da atual gestão em 2019.
A certificação conseguida pelo Hemocentro era uma meta desde o início, segundo Ismael e faz parte da estratégia de mais eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos. A gestão do Hemocentro de Goiás é realizada pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, desde novembro de 2018 e com este resultado, o Hemocentro Estadual passa a ser o primeiro banco de sangue público, 100% SUS, acreditado do país.
“Ser o primeiro hemocentro público com Acreditação no Brasil mostra o compromisso que temos com a saúde do povo goiano. Ainda há muito a ser feito, sabemos disso e isso nos motiva, mas não nos contentaremos enquanto todas as unidades de saúde não tiverem atingido a excelência na prestação de assistência à saúde”, comentou o secretário Ismael Alexandrino.
A acreditação de nível 2 – Acreditado Pleno – comprova que a unidade de saúde atende critérios como: cumprimento ou superação, em 80% ou mais, dos padrões de qualidade e segurança; e cumprimento, em 70% ou mais, dos padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por dois anos, quando é realizada nova visita de manutenção do título.
José Cláudio Romero, superintendente do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização que gere o Hemocentro desde novembro de 2018, destaca que os investimentos do governo estadual foram fundamentais para obtenção do título.
“Estamos recebendo esta certificação graças ao Governo de Goiás, que, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, nos proporcionou uma excelente estrutura, a aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta, de forma que não faltam investimentos de infraestrutura e de capital humano, e é tudo isso que nos permitiu a chegar a um momento como esse”, afirma.
O prédio do Hemocentro passou por uma ampla reforma, entregue em 1º de junho de 2020. A unidade recebeu investimento de R$ 9,3 milhões pelo Governo de Goiás, além de recursos assegurados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para investimento em mobiliários e equipamentos.
O novo prédio foi pensado para atender à demanda atual dos serviços de coleta e transfusão, além de atendimento ambulatorial médico e multidisciplinar no tratamento de mais de dez doenças ligadas ao sangue, fornecimento de medicamento para pacientes e melhor ambiência para os trabalhadores e usuários.