Home / Saúde

SAÚDE

Dor de cabeça: um perigo que não deve ser ignorado

Chegar em casa depois de um dia corrido e de horas no trânsito é um dos melhores momentos na vida dos brasileiros, contudo, a dor de cabeça causada pelo estresse e tensão no trabalho pode estragar este momento e transformar uma noite de sono, ou até mesmo dias, em pesadelo.

Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia apontam que 95% das pessoas têm dor de cabeça ao menos uma vez na vida. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas sofrem com a dor 15 ou mais dias por mês, o que pode ser caracterizado como cefaleia crônica.

O médico e coordenador de neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein em Goiânia, Marco Aurélio Borges, explica sobre as causas, sintomas e tratamentos de uma dor que pode prejudicar o desempenho no trabalho e a vida social de uma pessoa.

"As dores de cabeça têm causas multifatoriais, como sono inadequado, alimentação inadequada, jejum prolongado, alguns tipos de alimentos, muitos excessos, bebida alcoólica. Todos esses podem ser fatores desencadeantes", explica.

Médico Marco Aurélio explica sobre a cefaleia, doença que acomete quase 100% da população. (Foto/Reprodução)

Marco explica também que a dor de cabeça tensional é a mais comum e que ao menos 40% da população tem uma crise por ano. Já a enxaqueca, segundo o médico, é um dos tipos de dor de cabeça, sendo a segunda mais frequente e uma das principais causas de consulta em pronto socorro e neurologistas.

A falta de rotina e de organização no dia-a-dia durante a pandemia viraram a vida das pessoas de cabeça para baixo, e essa falta de controle sobre as tarefas diárias foram fatores cruciais para que tensões gerassem dores de cabeça, que, de acordo com o médico, podem se tornar crônicas.

"Qualquer tipo de dor de cabeça pode se cronificar, uma pessoa que tem dor de cabeça uma ou duas vezes no mês pode passar a ter 15 dores em 30 dias", diz.

Em alguns pacientes com enxaqueca, a dor conta com a presença da "aura", que são sintomas que antecedem a instalação da dor, sendo visual motora ou sensitiva. O médico explica que, junto com uma tontura, a aura pode ter escotomas (pontos que ficam brilhando na nossa visão).

Relação entre dor de cabeça e AVC

Marco explica que o alguns tipos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem se manifestar por meio de uma dor de cabeça. Dores de cabeça leves e moderadas que se intensificam subitamente são um sinal de alerta para um aneurisma roto, AVC hemorrágico ou trombose danosa cerebral.

"Há diversos outros tipos de sinais que são importantes de se observar quando surge uma nova dor de cabeça. Quando você tem uma dor de cabeça nova, mais de 40 anos, febre, borramento visual, fraqueza de um dos lados do corpo são motivos para ir ao hospital", alerta.

Prevenção da dor

De acordo com Marco, algumas bebidas e alimentos podem ser gatilho para as dores, incluindo a enxaqueca. Ele ressalta o que pode ser feito para prevenir a dor.

"Vinho tinto, molho de soja, melancia, alguns pacientes sentem dor de cabeça cinco minutos após ingerir a fruta, chocolate e café em excesso, cerveja, alguns tipos de queijo. Mas é bom lembrar que o mais importante é evitar fazer jejum prolongado, dormir bem e praticar atividade física", explica.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias