O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou nesta terça-feira, 3, uma roda de conversa com os colaboradores da unidade sobre a importância da humanização hospitalar, levando a cada profissional à reflexão sobre a sua atuação, para que a Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003 pelo Ministério da Saúde (MS), com base nos princípios do SUS na atenção e gestão à saúde, seja, na prática, conforme é preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a ouvidora do HEI, Kelle Machado, a ação teve o intuito de repensar e reinventar os processos de trabalho da unidade em relação à humanização. “A roda de conversa é um espaço para compartilhamento de ideias, conhecimento e troca de experiências. Tivemos um momento de reflexão e vivências para melhorar os processos de saúde da unidade”, explica.
Para a coordenadora multiprofissional do HEI, Layla, a humanização é uma necessidade extremamente atual e importante para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. “Ações como essa fortalecem a importância da humanização no atendimento. Melhora a comunicação interna com o paciente, melhora o ambiente entre colaboradores e promove relações acolhedoras”, afirma.
A coordenadora destaca que é importante conscientizar os colaboradores a respeito de temas pertinentes à humanização do atendimento como, por exemplo, o acolhimento humanizado e a própria questão da Diversidade e Direitos Humanos, que têm sido assuntos cada vez mais abordados na sociedade e nas empresas.
“Valorizar a humanização nos atendimentos tem sido uma postura cada vez mais adotada em todos os lugares e, na saúde, isso é crucial. Até porque já sabemos que um paciente nunca é apenas um paciente, ele também é o amor de alguém, amigo, trabalhador, inserido em diversos contextos sociais e culturais e isso deve sempre ser levado em conta”, destaca.