Dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A campanha visa conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. No Hospital Estadual de Itumbiara – São Marcos (HEI) a data também não passou em branco.
A equipe da Comissão de Controle Infecção Hospitalar promoveu a prática de higienização das mãos de forma lúdica, com tinta guache. Os profissionais enfatizaram a importância de higienizar as mãos na técnica correta, para evitar infecção relacionada à assistência à saúde, e para garantir aos usuários uma assistência de qualidade e com segurança.
A higiene das mãos, com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água, é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.
No ambiente hospitalar, a adequada higienização das mãos deve ocorrer em cinco momentos: antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.