Internada há 27 dias no Hospital Municipal de Aparecida Íris Rezende Machado (HMAP), em virtude de complicações da dengue, Aparecida Ferreira Lopes, 66 anos, teve uma tarde especial e calorosa nessa quinta-feira, 25. Ela se ausentou do leito de enfermaria, sentiu a luz do sol e contemplou o jardim da unidade de saúde.
O banho de sol no jardim do HMAP já faz parte do tratamento humanizado que o hospital proporciona aos seus pacientes. O espaço, que além de um local visualmente agradável, com flores e verde, auxilia os pacientes que estão em tratamento. É impossível não se acalmar diante do visual das plantas, do aroma das flores.
A ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos. No HMAP os pacientes utilizam dessa terapia e sempre que possível passam um tempo no jardim da unidade. Até chegar ao espaço aberto, todos os cuidados são tomados pela equipe assistencial. Dona Aparecida desceu para o banho de sol, acompanhada e assistida pela equipe de enfermagem e pela Comissão de Humanização da unidade.
O passeio proporciona momentos de relaxamento e estreita a relação com a equipe. Além disso, revigora o paciente, o faz ter um novo ânimo para seguir o tratamento, que muitas vezes, envolve um período prolongado de hospitalização. De acordo com a gerente de enfermagem do HMAP, Analu Alves, o hospital prioriza a qualidade do atendimento ao paciente e entende que o contato com o meio ambiente reflete na recuperação psicológica e física.
A coordenadora de Humanização do HMAP, Núbia Rodrigues, revela que a unidade olha para o paciente com um indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário.“Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. O cuidado acontece por meio de ações integradas de uma equipe de saúde. Nós não só tratamos a doença, mas cuidamos do amor de alguém”, afirma.
O jardim, além de ser um espaço que pode beneficiar os pacientes, também tem impacto positivo em colaboradores e demais usuários dos serviços de saúde do hospital. Os elogios ao espaço são frequentes em afirmar ser um ambiente de bem-estar, conforto e relaxamento.
Leia também: