O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) implantou filosofia de humanizar o atendimento até para exames complementares. O objetivo, segundo a diretora-geral da unidade, Raffaela Lacerda, é amenizar as tensões criadas por estarem em ambiente hospitalar.
“Pacientes internados para qualquer tratamento e outras pessoas que são encaminhadas para realizar exames em um hospital ficam sempre apreensivos e isso é normal. Nossa missão é deixá-los à vontade e confiantes de que serão bem atendidos”, explica.
O sentido de acolhimento que o hospital estimula para que os profissionais pratiquem com os pacientes é fundamental para amenizar essa apreensão. A diretora lembra que as equipes passam constantemente por treinamentos e reciclagens visando aprimorar os conceitos de atendimento humanizado.
“Os pacientes precisam sentir que serão cuidados com toda atenção e presteza, além de terem um estímulo psicológico para enfrentar qualquer dificuldade. À medida que transmitimos isso para as pessoas recebemos como resposta pacientes satisfeitos e população que aprova o trabalho desses profissionais”, frisa.
O operador de máquinas agrícolas Matheus Santana Celestino sofreu um acidente de trabalho que lhe rendeu um corte profundo no punho. Internado no HEJA ele precisou ser submetido a um exame de ultrassonografia para detectar o grau de comprometimento da ferida nos movimentos da mão. Ele contou ter ficado tranquilo durante o exame pela atenção que o pessoal da enfermaria e o médico que fez o exame lhe transmitiram.
“Aqui estou sendo bem tratado e todas as pessoas são muito atenciosas com a gente. Isso faz bem e dá certa tranquilidade”, narrou.
A diretora Raffaela Lacerda conta que a meta é fazer esses conceitos de humanização chegar a todos os setores do hospital. “Uma unidade de saúde é o conjunto de trabalhos que compõem o objetivo final e dar uma atenção de excelência para a população. Nosso objetivo é integrar todos nessa filosofia”, finaliza.