O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou nos dias 18 e 19 de agosto uma avaliação pré-cirúrgica na especialidade de urologia. A iniciativa tem o intuito de diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por cirurgia de litotripsia, procedimento cirúrgico para retirada de cálculos renais, na fila estadual de regulação e otimizar a demanda represada.
A equipe de profissionais que atendeu os pacientes foi composta por médicos, enfermeiros, equipe multiprofissional, Núcleo Interno de Regulação (Nir) e setores administrativos da unidade. Para não atrapalhar a rotina do hospital, foi montada uma tenda na área externa da unidade para atender os pacientes da ação.
Em dois dias de atendimento, foram realizadas mais de 200 consultas e 315 exames. Os pacientes foram encaminhados pelo Complexo Regulador do Estado (CRE). A ação de avaliação pré-operatório do HESLMB oportuniza o acesso da população a assistência cirúrgica de forma mais rápida.
Com as consultas, é possível reavaliar os casos eletivos e solicitar os exames necessários para cirurgia, e assim, mitigar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos na especialidade de urologia