O Hospital Estadual de Luziânia realiza, de 19 a 22 de setembro, a Semana do Paciente. A ação, idealizada pela comissão do Núcleo da Segurança do Paciente, incentiva e reforça a cultura de segurança do paciente e contribui para a minimização de risco e danos, refletindo na melhoria da atenção nos serviços de saúde.
As ações promovidas durante o evento visam garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes dentro do ambiente hospitalar. A Semana da Segurança do Paciente conscientiza e mobiliza todos os profissionais sobre a importância do cuidado seguro em saúde. A segurança do paciente é uma responsabilidade e um compromisso de todos, sendo fundamental para proporcionar uma assistência de qualidade e com o menor risco possível.
A gerência assistencial da unidade explica que foram montados seis estandes, cada um representando uma das Seis Metas Internacionais da Segurança do paciente, que são um conjunto de medidas que ajudam as instituições de saúde a oferecerem uma assistência cada vez mais eficiente e segura para seus clientes, seja no diagnóstico ou no tratamento.
Em cada espaço, foi abordado de forma lúdica sobre as seis temas, que são: identificação segura do paciente, comunicação efetiva, melhorar a segurança dos medicamentos, cirurgia segura, reduzir risco de infecção associado ao cuidado e reduzir os danos aos pacientes resultantes de queda, para que os profissionais pudessem internalizar a informação e vivenciar a segurança do paciente na prática.
Além disso, foi realizada uma dinâmica com ênfase na meta três, que aborda sobre a Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. O objetivo da atividade foi levar para o colaborador ensinamento instrução, trabalhando em cima das seis metas internacionais e garantindo a segurança do paciente. Para que ele entre na unidade para tratar uma comorbidade e saia do hospital, além de tratado, seguro, sem nenhum risco o evento adverso.
Leia também: