A Policlínica Estadual da Região Oeste - São Luís de Montes Belos iluminou a fachada com luzes rosa, em comemoração ao mês de conscientização da prevenção e cuidado com o câncer de mama, doença que acontece com mais frequência em mulheres, mas também podendo afetar os homens.
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a). Goiás teve um valor de 1.620, nesse último ano.
O câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens. Sua incidência aumenta com a idade, a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença (INCA, 2019b).
O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o intuito de estimular o controle da doença. A campanha divulga informações que promovem a conscientização da população e oferecem maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.
A instituição organizou um cronograma para ações que vão acontecer no decorrer do mês de outubro.