Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma palestra sobre o tema para os pacientes e colaboradores da unidade de saúde. A médica pediatra Regina Cláudia Silva da Rocha falou da importância do aleitamento materno, inclusive já iniciando na primeira hora de vida, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho.
A amamentação tem benefícios para a saúde da mãe e do recém-nascido. “Reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala para o bebê. Para a mãe, fornece proteção relativa contra o câncer de mama e diabetes tipo 2”, explicou Dra. Regina Cláudia.
A Policlínica de Formosa possui ações frequentes para os usuários com o intuito de proporcionar momentos de conhecimento sobre diversos temas e assim promover saúde e prevenir o surgimento de patologias, estimulando melhorias na qualidade de vida.
A diretora da Policlínica Estadual Silvana Morfardini, destacou que o leite materno é a melhor fonte de alimento para os bebês, contendo todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e com a vantagem de ser de fácil digestão e de desempenhar um papel importante na promoção do vínculo mãe-bebê. “A prática também fornece proteção contra diversas doenças e infecções”, afirmou.