Saúde

Alerta: SMS confirma primeiros casos de Chicungunya transmitidos em Goiânia

Júlio Nasser

Publicado em 6 de outubro de 2016 às 19:31 | Atualizado há 9 anos

A confirmação de cinco primeiros casos de Febre Chikungunya transmitidos em Goiânia deixou a população preocupada. A notícia foi divulgada ontem, 5, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou que todos os pacientes são moradores do Bairro Village Santa Rita, na capital. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da Dengue, Zika e Febre Amarela.

Segundo o órgão, a confirmação dos casos foi realizada por meio de exames laboratoriais do Instituto Evandro Chagas, laboratório referência do Ministério da Saúde. Os pacientes apresentaram os primeiros sintomas em maio deste ano e desde então aguardavam o resultado dos exames.

DADOS

Conforme dados fornecidos pela secretaria, neste ano já foram confirmados 14 casos da doença em Goiânia, sendo que cinco deles foram contraídos na capital, sete fora da cidade e outros dois ainda com origem de infecção desconhecida.

Em Goiânia, a notificação de casos suspeitos da Febre Chikungunya é realizada deste 2014, quando 24 pessoas apresentaram sintomas semelhantes aos da infecção pelo vírus. Na época, cinco delas tiveram o diagnóstico confirmado pela secretaria. Apesar disso, nenhuma das pessoas infectadas havia contraído a doença na capital. Em 2015, 50 pessoas passaram por exames para confirmar a doença, mas nenhuma estava com o vírus.

A secretaria orienta que moradores atuem em regime de prevenção e combate do mosquito transmissor da doença. A recomendação é de que a população elimine locais que acumulem água parada, local onde o vetor se reproduz.

FEBRE CHIKUNGUNYA

Os sintomas apresentados por pacientes contaminados pelo vírus Chicungunya são semelhantes aos da Dengue, porém, são mais intensos. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Pessoas infectadas pela doença podem apresentar um quadro de febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, uma grande diferencial está em seu acometimento das articulações, pois o vírus avança nas juntas, causando inflamação e provocando fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) ressalta que apesar dos sintomas mais agressivos, em comparação com a Dengue, o vírus Chicungunya é menos mortal, mas pode deixar sequelas, uma vez que ataca as articulações do paciente.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias