
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma insulina de aplicação semanal para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Desenvolvido pela fabricante dinamarquesa Novo Nordisk, o medicamento promete substituir as tradicionais aplicações diárias de insulina.
Embora a autorização tenha sido concedida, a farmacêutica ainda não informou a data prevista para que o Awiqli chegue ao mercado. Além disso, o preço do medicamento também não foi definido, já que a empresa aguarda uma definição de custo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão federal responsável pela regulação do setor farmacêutico.
Segundo a Novo Nordisk, a aprovação do Awiqli foi baseada em estudos clínicos que comprovaram que o controle glicêmico proporcionado pela insulina semanal é equivalente ao alcançado pelos pacientes que fazem o tratamento com a insulina convencional, administrada diariamente. A empresa também destacou que os ensaios clínicos não apresentaram efeitos colaterais significativos.
A Novo Nordisk, que também é a fabricante do medicamento Ozempic, afirmou que o Awiqli só estará disponível para venda mediante prescrição médica e acompanhamento especializado. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que cerca de 20 milhões de brasileiros vivam com algum tipo de diabetes. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, enquanto o tipo 2 está relacionado à resistência à insulina e a fatores como colesterol elevado, hipertensão, sobrepeso e sedentarismo.
O diabetes tipo 2 é o mais comum no Brasil, representando aproximadamente 90% dos casos, conforme dados do Ministério da Saúde. Embora o diabetes não tenha cura, é possível controlá-lo por meio de medicamentos e a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.