Todas as três Unidades de Pronto Atendimento de Aparecida de Goiânia (UPA´s Brasicon, Buriti e Flamboyant) foram selecionadas para o projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), instituição referência na área. Com isso, o município receberá consultoria e apoio para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio.
“Nossas unidades já contam com estrutura para socorrer pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Todas têm eletrocardiograma e medicação específica para tratamento do quadro. Aparecida também monitora e avalia todos os atendimentos realizados nas unidades de urgência em geral e sobre síndromes coronarianas. Tudo isso foi considerado pelo Ministério da Saúde ao selecionar os participantes do projeto”, diz o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
O projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares começa agora e segue até o final do ano. Profissionais do Ministério da Saúde e do BP vão fazer um diagnóstico das unidades para apontar melhorias. Eles também auxiliarão na elaboração e adaptação de protocolos institucionais e fluxos, realização de laudos de eletrocardiograma qualificados, além de capacitações para os profissionais das UPA´s.