Home / Saúde

SAÚDE

Araújo Jorge realizará sessão solene para entrega de laringes eletrônicas pelo SUS

Modalidade de reabilitação foi padronizada na instituição

Divulgação Divulgação

Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) vai realizar sessão solene na terça-feira (23), a partir das 09h30, para a dispensação de laringes eletrônicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório da instituição. A formalização faz parte de uma ação da campanha do Julho Verde – de conscientização dos tumores de cabeça e pescoço.

Visando melhorar a qualidade de vida do paciente laringectomizado total, o HAJ iniciou a padronização em 2021 após incorporação do aparelho no rol do SUS, o que foi regularizado este ano. “Existem três modalidades de reabilitação da voz e a laringe eletrônica é um dos meios de comunicação para o laringectomizado total. Ela não era dispensada pelo SUS e os pacientes não tinha acesso. Com essa inclusão houve um acordo entre o Hospital e a Secretaria de Saúde para repassar o aparelho aos pacientes. É um ganho para eles e para a instituição”, comemora a fonoaudióloga Juliana Monteiro.

Segundo a especialista, há mais duas formas de reabilitação: a voz esofágica estimulada com o treino e a prótese traqueoesofágica. “A voz esofágica é aprendida, o paciente tem dificuldade de entender e desenvolver a voz. Já a laringe eletrônica é um aparelho movido a pilha ou bateria. O paciente coloca no pescoço, articula e vai reproduzir a voz, só que com a característica mais robotizada”, explicou Juliana.

A especialista ainda conta que nem todas as instituições realizam a entrega para os pacientes. “Já solicitamos a dispensação do aparelho e conseguimos de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Estamos solicitando para outros municípios também”, disse.

Coral “Somos Iguais”

Dentro da programação especial da campanha e com 9 anos de criação, o coral “Somos Iguais” se apresentará para o público presente e tem a idealização e contribuição efetiva da fonoaudióloga Juliana Monteiro. O intuito do grupo é melhorar a sonorização dos integrantes, elevando a autoestima e a socialização de quem reaprendeu a se comunicar. “Através da música e do nosso coral terapêutico, conseguimos que o paciente melhore a fluência da voz”, frisou a profissional.

Ela esclarece que todos podem participar, mesmo aqueles que ainda não estão totalmente reabilitados do ponto de vista da comunicação. “Os pacientes adoram estar juntos, conviver entre si e trocar experiências”, revelou Juliana. Neste dia de apresentação do coral, haverá também a participação especial do cirurgião de cabeça e pescoço do Araújo Jorge, Dr. Teylor Gerhardt na sanfona.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias