Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) vai realizar sessão solene na terça-feira (23), a partir das 09h30, para a dispensação de laringes eletrônicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório da instituição. A formalização faz parte de uma ação da campanha do Julho Verde – de conscientização dos tumores de cabeça e pescoço.
Visando melhorar a qualidade de vida do paciente laringectomizado total, o HAJ iniciou a padronização em 2021 após incorporação do aparelho no rol do SUS, o que foi regularizado este ano. “Existem três modalidades de reabilitação da voz e a laringe eletrônica é um dos meios de comunicação para o laringectomizado total. Ela não era dispensada pelo SUS e os pacientes não tinha acesso. Com essa inclusão houve um acordo entre o Hospital e a Secretaria de Saúde para repassar o aparelho aos pacientes. É um ganho para eles e para a instituição”, comemora a fonoaudióloga Juliana Monteiro.
Segundo a especialista, há mais duas formas de reabilitação: a voz esofágica estimulada com o treino e a prótese traqueoesofágica. “A voz esofágica é aprendida, o paciente tem dificuldade de entender e desenvolver a voz. Já a laringe eletrônica é um aparelho movido a pilha ou bateria. O paciente coloca no pescoço, articula e vai reproduzir a voz, só que com a característica mais robotizada”, explicou Juliana.
A especialista ainda conta que nem todas as instituições realizam a entrega para os pacientes. “Já solicitamos a dispensação do aparelho e conseguimos de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Estamos solicitando para outros municípios também”, disse.
Coral “Somos Iguais”
Dentro da programação especial da campanha e com 9 anos de criação, o coral “Somos Iguais” se apresentará para o público presente e tem a idealização e contribuição efetiva da fonoaudióloga Juliana Monteiro. O intuito do grupo é melhorar a sonorização dos integrantes, elevando a autoestima e a socialização de quem reaprendeu a se comunicar. “Através da música e do nosso coral terapêutico, conseguimos que o paciente melhore a fluência da voz”, frisou a profissional.
Ela esclarece que todos podem participar, mesmo aqueles que ainda não estão totalmente reabilitados do ponto de vista da comunicação. “Os pacientes adoram estar juntos, conviver entre si e trocar experiências”, revelou Juliana. Neste dia de apresentação do coral, haverá também a participação especial do cirurgião de cabeça e pescoço do Araújo Jorge, Dr. Teylor Gerhardt na sanfona.