A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Cidade de Goiás promoveu um treinamento sobre primeiros socorros para os colaboradores. A atividade foi idealizada pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade de saúde e conduzida pela coordenadora da equipe do SAMU, Ana Paula.
Para a técnica de segurança do trabalho, Mariane Luz, o principal motivo do treinamento é salvar vidas e preservar a saúde de todos os colaboradores. “Uma equipe bem treinada é capaz de reduzir o número de acidentes de trabalho dentro da unidade, e também fora desse ambiente”, disse.
Ela destaca que a capacitação foi conduzida com uma linguagem clara e objetiva, o tema foi abordado de forma teórica e prática. Uma das práticas abordadas no treinamento foi a manobras de Heimlich, um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos, em adultos e bebês.
De acordo com palestrante, para realizar a manobra em adulto é necessário cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica. “Após isso é preciso segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio e empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima”, explicou.
Já bem bebês, é preciso colocá-los de bruços. Deitado em cima do antebraço com a cabeça virada para baixo. “Com bebê com as costas retas e, segurando com firmeza, devemos dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia”, concluiu Ana Paula.