O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) promoveu um treinamento para os colaboradores do centro obstétrico da unidade sobre a montagem do sistema CPAP nasal para recém nascidos que desenvolvem algum grau de hipoxemia (baixos níveis de oxigênio no sangue).
O fisioterapeuta Mateus de Lima Brasilino, que conduziu o treinamento, explica que o sistema CPAP usa o oxigênio da rede hospitalar e o ar comprimido (titulado através de um cálculo) para manter uma saturação adequada, garantindo que haja uma melhor permeabilidade das vias aéreas.
“Com o sistema é possível melhorar o desconforto respiratório que os recém-nascidos apresentam quando a oxigenação não é adequada. Além disso ajuda as trocas gasosas do pulmão acontecer”, explicou.
Mateus destaca que o foco do treinamento foi a equipe do centro obstétrico (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos). “Com a capacitação os profissionais são capazes, caso de impossibilidade de solicitar a presença do fisioterapeuta na hora do parto, de realizar o primeiro atendimento com maior agilidade”, afirmou.