O Comitê de Ergonomia (COERGO) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó realizou um momento de ginástica laboral aos colaboradores. A ginástica laboral apresenta baixa intensidade e tem como objetivo melhorar a saúde dos colaboradores. O atendimento foi conduzido pelo membro executor, fisioterapeuta Paulo Henrique.
Segundo o fisioterapeuta, a ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. “Durante os exercícios é trabalhado percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular”, disse.
Para destacar a importância da ginástica laboral, o fisioterapeuta pediu para os participantes imaginarem o seguinte cenário. “Um colaborador sentado em frente ao computador por um período de 8 horas. De repente ele começa a sentir uma dor nas costas, mexe para um lado, para o outro.
Ele tenta se concentrar e continuar sua tarefa, pois precisa entregá-la logo. A dor persiste, ele se desconcentra, se irrita, perde ritmo, perde a linha de raciocínio e fica frustrado. O expediente acaba e ele vai embora para a casa fadigado”, explicou.
Paulo Henrique. Destaca que envolver profissionais de vários grupos de atuação da empresa é primordial. ‘A melhor estratégia para conscientizar os funcionários da importância de trabalhar, levando em consideração o conforto, a segurança e a eficiência, é envolvê-los no processo de mudança”, frisou,