O décimo caso de raiva em morcego em Goiânia, neste ano, foi registrado na última quinta-feira, 31 de outubro. O animal foi encontrado no Setor Residencial Kátia, na região Sudoeste da cidade, durante trabalho de rotina dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE).
Segundo o Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), que monitora casos de raiva na cidade, não houve qualquer registro de contato entre o morcego e humanos ou outros animais.
Medidas de prevenção
A confirmação da infecção veio após o laboratório da Agrodefesa (Labvet) testar amostras do animal e emitir o resultado positivo.
Como medida preventiva, o DVZ emitiu um alerta epidemiológico imediato no dia 31 de outubro, para aumentar a atenção da população sobre os riscos e reforçar a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva.
Segundo o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos, Welington Tristão, embora os morcegos da região se alimentem de frutas, e não sangue, qualquer caso de raiva nestes animais requer investigação detalhada, por causa do risco de transmissão para humanos.
Ele reforça ainda que, com a vacinação em dia, cães e gatos mantêm a imunidade contra a raiva, mesmo ao entrarem em contato com morcegos infectados. Por isso, a vacina antirrábica é essencial para prevenir surtos dessa doença zoonótica.
Gravidade da doença
Raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos, incluindo os humanos. Possui letalidade em praticamente 100% dos casos. Pode ser transmitida através da saliva de animais contaminados, principalmente através de mordidas.
Por não haver cura para a raiva, a vacinação de animais domésticos é imprescindível para o controle da doença, segundo o Ministério da Saúde.
Locais de vacinação para animais domésticos
Diretoria de Vigilância em Zoonoses: das 8h às 17h, todos os dias (inclusive finais de semana e feriados). Rodovia GO-020, KM 08, atrás do Cemitério Parque Memorial. Telefone: 3524-3131
Hospital Veterinário da EVZ/UFG: das 8h às 12 h e das 13h às 16 h, de segunda a sexta-feira. Avenida Esperança, s/nº, Campus Samambaia. Telefone: 998542943 / 35211587
Clínica Escola da Faculdade de Veterinária da PUC Goiás: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Campus II da PUC Goiás, Jardim Mariliza. Telefone: 39461731
Hospital Veterinário Público da AMMA (UPA VET): das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Avenida José Martins Guerra, Jardim Balneário Meia Ponte
As autoridades orientam que morcegos encontrados mortos jamais sejam manipulados. Nestes casos, a Vigilância em Zoonoses deve ser chamada através dos telefones (62) 3524- 3131 e 3524-3124 horário comercial e (62) 3524-3130 no período noturno, finais de semana e feriados.