Home / Saúde

SAÚDE

Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos

Nos jogos, os atletas da APC+ se destacaram, com conquistas importantes na Bocha Paralímpica e na natação 50 metros livre

Imagem ilustrativa da imagem Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos

O Dia Mundial da Paralisia Cerebral, reuniu famílias e crianças com deficiência em Goiânia para um evento com atividades recreativas, esportivas e oficinas de saúde na Associação Pessoa com Paralisia Cerebral e Outras Deficiências (APC+) no último sábado dia 19. Esportistas da associação conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Goiás.


		Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos
Acervo: APC+


As crianças aproveitaram diversas brincadeiras, como andar de skate e patins adaptados, e participaram de uma oficina culinária, onde aprenderam a fazer mousse de chocolate saudável. Pinturas faciais, balões divertidos e momentos de lazer na piscina também fizeram parte da programação. Além das atividades lúdicas, o evento ofereceu café da manhã e almoço para mais de 150 pessoas.

Durante a tarde, as crianças atletas da APC+ competiram no 2º Jogos Paralímpicos de Goiás, conquistando medalhas em modalidades como bocha paralímpica e natação 50 metros livre. A APC+ celebrou as conquistas e reforçou a importância do esporte na inclusão social e no desenvolvimento das crianças com deficiência.


		Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos
Acervo: APC+

Outro destaque do evento foi a ação de Registro Brasileiro de Paralisia Cerebral. As mães presentes puderam colaborar com os cadastros, ajudando a catalogar pessoas com paralisia cerebral no Brasil, uma ação importante para melhorar o acompanhamento e suporte a essas famílias.No período da tarde, as crianças da APC+ participaram do 2º Jogos Paralímpicos de Goiás, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado.

Nos jogos, os atletas da APC+ se destacaram, com conquistas importantes na Bocha Paralímpica e na natação 50 metros livre. Entre os medalhistas, estão:

Bocha Paralímpica - Classe BC3 Masculino

Ouro: Enzo Oliveira Moraes

Prata: Enzo de Assunção Alves

Bronze: Daniel da Silva Santos

4º lugar: Felipe Silva Sampaio

Natação 50 Metros Livre - Classe S16 Masculino

Ouro: João Pedro Tobias e Silva

Prata: Luís Felipe Tobias e Silva

Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos
Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado com atividades inclusivas e esportes paralímpicos

A bocha, modalidade 100% voltada para pessoas com deficiência, incluindo aqueles com paralisia cerebral, é destaque nas iniciativas da associação, que ressalta a importância de recursos para treinamento contínuo, visando melhorar o desempenho dessas crianças em futuras competições, como os Jogos Paralímpicos Nacionais de 2025.

O evento realizado pela APC+ reforçou sua missão de promover inclusão, esporte e bem-estar, celebrando conquistas, superando desafios e incentivando a prática esportiva e o lazer entre pessoas com deficiência.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias