Em alusão ao outubro rosa, a setor de radiologia da Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos criou a árvore da vida. No mês da campanha, a unidade realizou mais de 200 mamografias.
A ideia da árvore da vida partiu dos colaboradores do setor de radiologia da instituição, com objetivo de mostrar que todos devem incentivar e lembrar a mulher a importância do autocuidado com o corpo para evitar complicações, e combater estigmas relacionados ao câncer de mama.
A árvore da vida faz parte de várias culturas e religiões do mundo todo. Embora não se saiba ao certo qual é a origem desse símbolo, existem diversas teorias que tentam desvendar o verdadeiro significado.
A técnica em radiologia Leticia Quintino afirma que a árvore da vida simboliza a importância da prevenção do câncer de mama, fortalecendo a necessidade de fazer o autoexame das mamas e mamografia .A recepcionista Thays Peixoto destacou que a atividade é essencial, pois serve de incentivo a outras mulheres.
Segundo a técnica de enfermagem Ivonete Ferreira, a ação visa sensibilizar sobre o amor mútuo, com um propósito maior. “É preciso também ajudar as mulheres a criarem o hábito do autoexame. Pois, quando mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura do câncer de mama”, disse.