A Policlínica de Goianésia promoveu uma atividade de educação continuada a respeito da punção venosa periférica. O intuito foi qualificar os profissionais da enfermagem para um melhor desenvolvimento do procedimento e, consequentemente, prestar um atendimento de excelência aos pacientes.
A punção venosa periférica é um procedimento utilizado para estabelecer uma via de acesso direto ao sistema venoso de um paciente. “Consiste na inserção de um dispositivo chamado cateter venoso curto flexível dentro de um vaso sanguíneo, geralmente uma veia periférica, a fim de administrar fluidos, medicações ou realizar coletas de sangue” , disse o enfermeiro Jovelino Pereira da Mota Júnior.
A finalidade principal da punção venosa é possibilitar a administração de medicamentos intravenosos de forma segura e eficiente. “A via intravenosa é frequentemente utilizada em situações em que é necessário um efeito rápido da medicação, como em emergências, cirurgias ou tratamentos que requerem doses precisas e controladas diretamente na corrente sanguínea”, comentou o enfermeiro.