O secretário estadual de saúde de Goiás, Sérgio Vêncio lidera uma comitiva nessa segunda-feira à cidade de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, para incrementar medidas de combate à dengue. O prefeito da cidade, Lucas de Carvalho, decretou Situação de Emergência no município depois da explosão de casos de dengue.
Sérgio Vêncio foi acompanhado do superintendente de planejamento, Rasível Reis; do sub-secretário Luciano Moura e do assessor para assuntos institucionais Fernando de Jesus.
Desde o mês de dezembro os casos de dengue em Águas Lindas tiveram um aumento exponencial e fez acender o alerta das autoridades para que medidas de urgência fossem tomadas. Segundo o decreto baixado pelo prefeito os agentes de saúde devem percorrer todos os bairros em busca de criadouros do mosquito transmissor da dengue, inclusive entrar em imóveis fechados ou abandonados com suporte policial.
A SES implantou em dezembro uma comissão de crise para acompanhar os casos de dengue, zikavírus e chikungunya que se intensificam no período chuvoso. Além de representantes de diversas áreas da pasta, como as Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa), de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais) e Regulação, também integram o grupo de trabalho equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).
A sala de situação trabalha com reuniões semanais para elencar os municípios prioritários, onde deverão ser reforçadas as ações de combate ao vetor. Municípios com maior infestação terão atenção prioritária, segundo a coordenação das ações da SES. Casos suspeitos terão testagem prioritária no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) para garantir melhor panorama das doenças no estado e preparar as equipes de saúde para as ações necessárias. Um dos primeiros municípios identificados foi Águas Lindas, que recebe a atenção liderada pelo secretário Sérgio Vêncio.