Saúde

Fraude em remédios gera operação policial em vários estados

Redação DM

Publicado em 24 de abril de 2025 às 11:39 | Atualizado há 9 horas

Uma grande operação deflagrada pela Polícia Federal (PF), em colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está investigando um esquema de tráfico internacional de medicamentos. Nomeada de Operação Dose Clandestina, a ação teve início na manhã de quinta-feira (24) e envolve a execução de mandados em diversos estados brasileiros.

Alvo da operação

A operação visa desmantelar uma rede criminosa que se especializou na aquisição e envio ilegal de remédios para fora do Brasil. A PF informou que aproximadamente 100 policiais federais e fiscais da Anvisa participaram da ação, que cumpriu 25 mandados de busca e apreensão em locais como Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Investigação em andamento

Segundo a PF, as investigações identificaram dois núcleos operacionais: um no Brasil e outro fora do país. Esses grupos estavam envolvidos na compra fraudulentas de medicamentos, incluindo a falsificação de receitas para disfarçar a verdadeira intenção de envio. A corporação alerta que os envolvidos podem enfrentar acusações sérias, como tráfico de drogas, dada a gravidade da situação.

Essa operação ressalta não apenas a necessidade de vigilância sobre a comercialização de medicamentos, mas também a crescente preocupação com a saúde pública em tempos de aumento das fraudes na área de saúde.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias