Se a garganta inflamada está te incomodando, talvez seja hora de recorrer às tradicionais receitas caseiras, assim como os avós costumavam fazer. Pensando em proporcionar alívio e conforto, o Diário da Manhã preparou uma lista com cinco opções de tratamentos naturais super fáceis para cuidar da sua garganta inflamada.
Confira abaixo as receitas que podem ser feitas no conforto do seu lar:
1. Gargarejo de folhas de tanchagem
Ingredientes:
500 ml de água
1 punhado de folhas de tanchagem
Modo de preparo: Coloque a água e as folhas de tanchagem em uma panela e leve ao fogo para ferver. Após fervura, deixe a mistura amornar e realize gargarejos várias vezes ao dia.
2. Gargarejo de folhas sensitiva (vergonhosa)
Ingredientes:
500 ml de água
1 punhado de folhas de sensitiva (vergonhosa)
Modo de preparo: Coloque a água e as folhas de sensitiva em uma panela e leve ao fogo para ferver. Assim que esfriar um pouco, faça gargarejos diversas vezes ao longo do dia.
3. Gargarejo com cevada e mel
Ingredientes:
1 litro de água
1 punhado de cevada
Modo de preparo: Coloque a água e a cevada em uma panela e deixe ferver por cerca de 20 minutos em fogo alto. Após o cozimento, coe a mistura e adoce com mel, misturando bem. Faça gargarejos várias vezes ao dia.
4. Gargarejo de folhas de eucalipto
Ingredientes:
1 litro de água
1 punhado de folhas de eucalipto
Modo de preparo: Coloque a água e as folhas de eucalipto em uma panela e leve ao fogo alto para ferver por aproximadamente 20 minutos. Após a fervura, deixe a mistura esfriar um pouco, coe e realize o gargarejo.
5. Leite com gengibre e mel
Ingredientes:
1 copo de leite
2 ou 3 pedaços de gengibre fresco
Mel
Modo de preparo: Coloque o leite e o gengibre em uma panela e aqueça, sem deixar ferver. Apague o fogo e deixe o gengibre curtir por 10 minutos na panela tampada e enrolada em uma toalha para não esfriar. Beba o leite quente e adoce com mel.
Essas receitas são uma ótima alternativa para aliviar o desconforto da garganta inflamada. Lembre-se de que, em casos de persistência dos sintomas ou surgimento de complicações, é importante buscar a orientação de um profissional de saúde.