A campanha Outubro Rosa foi iniciada no estado de Goiás nesta terça-feira, 1º, com o 1º Encontro Goiano de Atenção Primária na Saúde da Mulher. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), reuniu cerca de 200 profissionais da área para discutir a importância do diagnóstico precoce e estratégias para a detecção do câncer de mama, além de apresentar o Programa Goiás Todo Rosa.
Criado em outubro de 2022, o programa visa reverter o aumento de casos de câncer de mama no estado. Uma das iniciativas de destaque é a oferta de testes genéticos para câncer de mama e ovário, realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Desde o início do projeto, mais de 600 médicos e enfermeiros foram capacitados para atuar na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada, com foco no sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2. Esse procedimento é direcionado a mulheres diagnosticadas com câncer de mama ou ovário antes dos 40 anos, ou com câncer triplo negativo antes dos 50 anos.
Semana de Portas Abertas
O programa Semana de Portas Abertas acontece de 14 a 18 de outubro, com o objetivo de reduzir a fila de espera para mamografia. As policlínicas estarão prontas para atender tanto as mulheres que já aguardam pelo exame, quanto àquelas que procurarem pelo atendimento.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a expectativa é de que sejam feitos 40 mamografias por dia em cada uma das 6 policlínicas estaduais.
No dia 16 de outubro acontecerá o Dia R em Goiás. Neste dia, todas as unidades estaduais realizarão orientações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.