Home / Saúde

SAÚDE

Governo de Goiás retoma ações do Programa Olhar para Todos

Iniciativa do Goiás Social, maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste oferece atendimento a alunos da rede pública estadual

Programa Olhar para Todos, iniciativa do Goiás Social, levou atendimento oftalmológico ao Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes, no setor Campinas, em Goiânia Programa Olhar para Todos, iniciativa do Goiás Social, levou atendimento oftalmológico ao Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes, no setor Campinas, em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, retomou, nesta terça-feira, 4, as ações do Programa Olhar para Todos, maior política pública de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Lançada em novembro de 2024, a iniciativa conta com mais de R$ 36 milhões em investimentos estaduais e consiste em levar uma estrutura completa às escolas do Estado para a realização de exames oftalmológicos em alunos da rede pública estadual.

A programação deste ano foi iniciada pelo Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes (Cepi Pedro Gomes), no setor Campinas, em Goiânia. A escola conta com 453 alunos. Para que os estudantes sejam submetidos aos exames, é necessário a apresentação do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis. "É um programa pioneiro do Brasil, que irá melhorar a qualidade de vida dos estudantes, diminuir a evasão e melhorar o rendimento escolar. Para ser realizado pedimos que os pais registrem a autorização", ressaltou o secretário de Saúde, Rasível Santos.

"Os países desenvolvidos tratam a educação com prioridade e nestas nações se busca fomentar o cuidado com a saúde dos alunos que estão começando a vida escolar. Em Goiás, temos o privilégio de ter um governo que tem esse nível de atenção", apontou o oftalmologista Marcos Ávila, fundador do Cerof/UFG. Segundo o médico, com o programa será possível identificar miopia, astigmatismo, hipermetropia e a partir disso oferecer, gratuitamente, óculos aos discentes.

O programa conta com uma unidade móvel, equipada com quatro consultórios que trabalham simultaneamente. A ação, que é gratuita, levará profissionais e equipamentos de ponta a todas as escolas públicas estaduais para realização de exames e, se necessário, oferta de óculos ou ainda, encaminhamento cirúrgico e/ou ambulatorial. Para fevereiro deste ano, estão programadas visitas a mais 10 colégios estaduais da capital. O objetivo é estender a ação aos mais de 495 mil estudantes, com visitas aos 1.114 colégios estaduais, até 2026.

O projeto é uma iniciativa do Goiás Social, em parceria com a Secretarias de Estado da Saúde (SES-GO), da Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social (Seds), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), além do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG).

Programação de fevereiro

04/02 - Cepi Pedro Gomes

05/02 - Colégio Estadual Colemar Natal e Silva

06/02 - Colégio Estadual Duque de Caxias

10/02 - Colégio Estadual Damiana da Cunha

11/02 - Cepi Profª Lousinha Carvalho

12/02 - Cepi Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota

13/02 - Cepi Santa Bernadete

14/02 - Escola Estadual Nhanhá do Couto

17/02 - Cepi Castro Alves

18 e 19/02 - Colégio Estadual José Lobo

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias