
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, retomou, nesta terça-feira, 4, as ações do Programa Olhar para Todos, maior política pública de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Lançada em novembro de 2024, a iniciativa conta com mais de R$ 36 milhões em investimentos estaduais e consiste em levar uma estrutura completa às escolas do Estado para a realização de exames oftalmológicos em alunos da rede pública estadual.
A programação deste ano foi iniciada pelo Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes (Cepi Pedro Gomes), no setor Campinas, em Goiânia. A escola conta com 453 alunos. Para que os estudantes sejam submetidos aos exames, é necessário a apresentação do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis. "É um programa pioneiro do Brasil, que irá melhorar a qualidade de vida dos estudantes, diminuir a evasão e melhorar o rendimento escolar. Para ser realizado pedimos que os pais registrem a autorização", ressaltou o secretário de Saúde, Rasível Santos.
"Os países desenvolvidos tratam a educação com prioridade e nestas nações se busca fomentar o cuidado com a saúde dos alunos que estão começando a vida escolar. Em Goiás, temos o privilégio de ter um governo que tem esse nível de atenção", apontou o oftalmologista Marcos Ávila, fundador do Cerof/UFG. Segundo o médico, com o programa será possível identificar miopia, astigmatismo, hipermetropia e a partir disso oferecer, gratuitamente, óculos aos discentes.
O programa conta com uma unidade móvel, equipada com quatro consultórios que trabalham simultaneamente. A ação, que é gratuita, levará profissionais e equipamentos de ponta a todas as escolas públicas estaduais para realização de exames e, se necessário, oferta de óculos ou ainda, encaminhamento cirúrgico e/ou ambulatorial. Para fevereiro deste ano, estão programadas visitas a mais 10 colégios estaduais da capital. O objetivo é estender a ação aos mais de 495 mil estudantes, com visitas aos 1.114 colégios estaduais, até 2026.
O projeto é uma iniciativa do Goiás Social, em parceria com a Secretarias de Estado da Saúde (SES-GO), da Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social (Seds), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), além do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG).
Programação de fevereiro
04/02 - Cepi Pedro Gomes
05/02 - Colégio Estadual Colemar Natal e Silva
06/02 - Colégio Estadual Duque de Caxias
10/02 - Colégio Estadual Damiana da Cunha
11/02 - Cepi Profª Lousinha Carvalho
12/02 - Cepi Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota
13/02 - Cepi Santa Bernadete
14/02 - Escola Estadual Nhanhá do Couto
17/02 - Cepi Castro Alves
18 e 19/02 - Colégio Estadual José Lobo