O Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal) realizou nos dias 01 e 02 de agosto uma campanha interna significativa para promover a conscientização sobre a política de "adorno zero" durante as atividades laborativas no hospital.
A atividade, que foi idealizada pelo o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), está em conformidade com as diretrizes da Norma Regulamentadora 32 (NR32), que estabelece práticas e procedimentos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores da área da saúde.
Segundo o diretor assistencial do HEAL, Nilmar Lopes, a campanha teve como objetivo principal "Esses itens, além de apresentarem um potencial risco de contaminação cruzada, podem comprometer a eficácia das práticas de higiene e aumentar o risco de infecções nos pacientes e para os próprios colaboradores", comentou.
A abordagem adotada durante a campanha foi envolvente. Em vez de apenas distribuir materiais informativos ou realizar palestras tradicionais, a equipe de segurança e saúde desenvolveu atividades lúdicas e interativas.
" Foram realizadas dinâmicas de grupo e simulações práticas para ilustrar de forma clara e acessível os riscos associados ao uso de adornos em ambientes hospitalares. Essas atividades foram realizadas diretamente nos locais de trabalho, permitindo que os colaboradores visualizassem e compreendessem melhor os impactos potenciais", afirmou o gestor.