A paciente Enizinha Gonçalves Ferreira, de 69 anos, que está internada há 54 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA), teve um momento especial nesta quarta-feira, 7, ao deixar o leito para receber um banho de sol na área externa da unidade de saúde.
O banho de sol é uma prática terapêutica importante no Heapa e faz parte da rotina da equipe multiprofissional em todos os setores. “Na UTI, essa prática se torna um adjuvante essencial no tratamento de pacientes com internação prolongada", explica Rennan César, coordenador multiprofissional do Heapa.
Segundo Rennan, para que o paciente possa deixar o leito, são avaliados diversos fatores, como o tempo de internação, a estabilidade clínica e a ausência de sinais de risco. “O banho de sol é cuidadosamente planejado, com horários marcados e uma equipe organizada para acompanhar os cuidados necessários, medicações e dispositivos", detalha o coordenador. A equipe envolvida geralmente conta com fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem e a equipe de transporte.
O fisioterapeuta Abssay Francisco Dias, que acompanhou Enizinha durante o banho de sol, ressaltou a importância desse momento para a recuperação dos pacientes. "Proporcionar essa experiência, que foge da rotina da internação, traz uma injeção de ânimo e contribui para o bem-estar da paciente", afirmou.
Rennan César destacou que o banho de sol é resultado do empenho e colaboração de toda a equipe de profissionais, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e a equipe de transporte, que trabalham juntos para garantir uma experiência positiva e terapêutica aos pacientes do Heapa.