Com o objetivo de abordar o Julho Amarelo, que alerta para a prevenção de hepatites virais, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou uma campanha de regularização do cartão de vacinas na cobertura das hepatites virais.
No Brasil, a utilização da vacina para Hepatite B é recomendada para todos os profissionais da área da saúde. “É importante salientar que após a exposição ocupacional a material biológico, mesmo para profissionais não imunizados, o uso da vacina, associado ou não a profilaxia para hepatite B, comprovadamente reduz o risco de infecção”, explicou a enfermeira do SESMT Edmar Francisca da Silva
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública mundial. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes não apresentam sintomas. Mas quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.