Home / Saúde

SAÚDE

Heja orienta puérperas sobre o Agosto Dourado

Campanha reforça e conscientiza que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê

Imagem ilustrativa da imagem Heja orienta puérperas sobre o Agosto Dourado

Em alusão ao Agosto Dourado, a equipe da enfermaria do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizou uma atividade de conscientização com as puérperas internadas na enfermaria da unidade de saúde. Os profissionais orientaram as mães sobre amamentação, alimentação da mãe, cuidados com o umbigo, higiene e banho do bebê. Além disso, entregaram um Guia Prático da Mamãe e do Papai com todas as informações que foram abordadas.

A coordenadora da enfermaria do Heja, Edna Ribeiro, explica que o afeto, carinho e amor se intensificam durante a amamentação. É o momento em que tudo os envolve: o cheiro, o calor, a voz, as carícias, troca de olhares e até as batidas do coração. Tanto a mãe como o filho se beneficiam muito com a prática”, disse.

De acordo com Edna, a criança que mama no peito não pode tomar água ou chás de qualquer tipo, pois isso aumenta a chance de haver infecção intestinal, cólicas no bebê, alergias e refluxo. “O leite materno é um alimento completo e insubstituível. É a vacina mais poderosa que o bebê tem contra infecções do trato respiratório, trato digestivo e também alergias”, afirmou.

Além disso, a equipe do Heja abordou ainda que a produção de leite aumenta bastante após 72 horas do parto. Enquanto isso não ocorre, pode ser que o intervalo entre as mamadas seja mais curto. O bebê tem suas necessidades atendidas com uma pequena quantidade inicial de leite.

Para a coordenadora, a atividade de conscientização reforça com as mães a importância de amamentarem o seus filhos, pois a prática traz benefícios para os dois e reduz os casos de mortalidade neonatal. “o Guia Prático da Mamãe e do Papai ,que desenvolvemos e distribuímos na unidade, orienta e tira as dúvidas que podem surgir sobre aleitamento e outros cuidados com o bebê. Foi uma forma de orientar e dar continuidade ao cuidado humanizado, acolhendo as mães mesmo após a alta”, frisou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias