
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) esteve presente no VII Encontro de CIHDOTTs (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), evento que reuniu todas as comissões do estado de Goiás para um momento de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre a importância da doação de órgãos.
Representando o Heja no encontro, estiveram a coordenadora de enfermagem da UTI, Raissa Siqueira, o coordenador da equipe multiprofissional, Eduardo Henrique Maia, e a coordenadora do centro cirúrgico, Luiza Lorena.
Os profissionais destacaram que, atualmente, o hospital já iniciou quatro protocolos de possíveis doadores, mas nenhum foi efetivado devido à recusa familiar, um dos principais desafios para a doação de órgãos. “Esse cenário reforça a necessidade de ampliar a conscientização tanto entre os profissionais de saúde quanto na população em geral, destacando a importância desse ato que pode salvar vidas”, afirmaram.
Eles também ressaltaram que a doação de órgãos representa a ponte entre a vida que se foi e a vida que pode continuar. “Um simples ‘sim’ pode transformar vidas. Seja um doador e comunique sua família sobre esse desejo”, concluíram.