O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) promoveu um treinamento de primeiros socorros voltado para as equipes de recepção e serviços de higiene e limpeza. A iniciativa foi organizada pela coordenadora de hotelaria, Silmara Queiroz, e ministrada pela coordenadora do pronto-socorro, Gabriela Monteiro.
A qualificação abordou diversas situações de risco que podem ser solucionadas com intervenções rápidas e simples, como a aplicação da manobra de Heimlich, reanimação cardiorrespiratória (RCP), resfriamento de queimaduras e procedimentos para acionamento da equipe de socorro.
Gabriela Monteiro destacou a importância da capacitação para profissionais de áreas não assistenciais. “Embora essas equipes não lidem diretamente com o cuidado ao paciente, elas desempenham um papel crucial na identificação de situações que exigem socorro imediato, tanto nos setores do hospital quanto em seus cotidianos. O conhecimento adquirido pode fazer a diferença na vida de alguém em momentos críticos”, afirmou a coordenadora.
A coordenadora do pronto-socorro comentou ainda que o treinamento também é uma oportunidade para valorizar o trabalho das equipes de recepção e higienização. “Esses profissionais atuam como importantes pontos de apoio na rotina hospitalar, demonstrando que cada colaborador pode contribuir diretamente para salvar vidas”, disse Gabriela Monteiro.