
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) realizou, durante o mês de Janeiro Branco, uma série de ações voltadas ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores. A campanha, que tem como foco a prevenção e o tratamento das doenças mentais, iniciou sua programação com palestras na Universidade Evangélica.
No evento, os colaboradores participaram de apresentações conduzidas pelo filósofo Paulo Henrique Fernandes, especialista em filosofia clínica e psicologia, e pela psicóloga Márcia Christovam, master coach trainer, neuropsicóloga, psicopedagoga e especialista em gestão de pessoas. Com o tema “Falar é a Melhor Solução: O Poder de Contar Histórias”, as palestras buscavam sensibilizar os profissionais sobre a importância do bem-estar psicológico, além de incentivar a busca por cuidados especializados.
A ação foi promovida pela equipe multiprofissional do HEJA, com o apoio dos psicólogos, do setor de Recursos Humanos e da equipe de Humanização. Realizada ao longo de dois dias consecutivos e abrangendo os três turnos de trabalho, a iniciativa proporcionou aos colaboradores um ambiente de acolhimento e reflexão sobre saúde mental e emocional.
Segundo Joyce Fernanda, coordenadora da Humanização, "Cuidar da saúde mental é equilibrar a vida desde dentro. É a forma mais genuína de amor e o principal caminho rumo à cura de qualquer sofrimento psíquico".
O Janeiro Branco vai além de uma simples campanha: é um movimento que convida as pessoas a refletirem sobre suas emoções e a priorizarem o cuidado com a saúde mental da mesma forma que fazem com a saúde física. No HEJA, a ação reforçou a importância de promover práticas que contribuam para uma sociedade mais consciente e resiliente.