A assistente social Juliana Vieira Festa e a psicóloga Laricy de Lima Souza representaram o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) no 1º Seminário Estadual sobre Crise e Urgência em Saúde Mental, que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.
O objetivo do evento foi promover um espaço de debate qualificado sobre o tema, pautado na observância da Lei 10.216/01 e demais normativas do SUS que garantem os direitos das pessoas em sofrimento mental e/ou transtornos mentais e/ou que façam uso abusivo de álcool e outras drogas de forma a possibilitar a articulação e um cuidado integral em rede.
A assistente social do HEL comenta que a participação da equipe psicossocial no seminário foi fundamental para atualização e desenvolvimento contínuo dos profissionais. “O evento proporcionou conhecimento sobre as melhores práticas e novas abordagens no manejo dessas situações críticas, aprimorando habilidades específicas para melhora na qualidade do atendimento aos pacientes”, disse Juliana Vieira Festa.
De acordo com a profissional, foi possível compreender a importância da sensibilização sobre os desafios enfrentados pelos pacientes em crises de saúde mental e a discussão da relevância de uma abordagem empática. “Foi essencial conhecer a estrutura da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), que é fundamental para a organização do atendimento a essas pessoas no Estado de Goiás, uma rede composta por diferentes serviços e dispositivos, que juntos asseguram um cuidado contínuo e integrado”, frisou.
O evento contou com a participação das Regionais de Saúde no Evento e na divulgação, que foi aberto para os profissionais dos CAPS, Coordenadores Municipais de Saúde Mental, UBS, Hospitais Gerais, UPAs, SAMUs e eMAESM.