Com o intuito de promover bem-estar nas relações humanas, reduzir falhas no trabalho, desenvolver novos líderes e melhorar os resultados, o Hospital Estadual de Luziânia realizou um treinamento sobre comunicação efetiva.
A psicóloga organizacional do setor de Educação Permanente do HEL, Jaqueline Gonçalves, comenta que se comunicar parece simples, mas, na prática, existem muitos componentes no meio do caminho que podem fazer com que a comunicação não seja bem-sucedida.
“Dentro do contexto hospitalar, os ruídos na comunicação podem trazer falhas nos processos de barreiras de segurança, por isso a Educação Permanente tem como objetivo maior a conexão por meio de um diálogo consciente, racional e empático”, disse.
De acordo com Jaqueline, o treinamento abordou conteúdos sobre comunicação assertiva, comunicação não-violenta, ferramentas para uma nova linguagem que gere mais conexão, expressando sentimentos e necessidades de maneira honesta e autêntica.
Além disso, em um segundo momento, o enfermeiro Pablo Iury falou a respeito do SBAR, uma ferramenta de comunicação que inicialmente utilizada pela marinha dos Estados Unidos em navios nucleares e, atualmente, é muito usada na área da saúde.
“O SBAR é utilizado na passagem de plantão ou para fazer transportes intersetoriais de pacientes. A ferramenta possibilita uma passagem de plantão eficaz e diminui os riscos na quebra da comunicação dentro do ambiente hospitalar, o SBAR já é utilizado no Hospital Estadual de Luziânia”, explicou Pablo Iuri.
Os profissionais destacaram que o intuito do treinamento foi realizar uma recapacitação dos colaboradores e trazer atualizações sobre o assunto, utilizando atividades e exemplos lúdicos durante toda a atividade.