Para orientar os colaboradores sobre o Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, o Hospital Estadual de Luziânia realizou atividades para abordar o tema.
A unidade realizou na quarta-feira, 18, dia D da campanha, a divulgação de informações sobre o câncer de mama para fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
A médica ginecologista e obstetra Anna Carla abordou orientações para prevenção do câncer de mama e destacou os principais sinais e sintomas da doença. “Nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços, nas axilas”, disse.
Além disso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HEL destacou a importância de ser um cipeiro ativo e comprometido com as metas de prevenção e promoção de saúde e segurança, contribuindo com campanhas de saúde como o Outubro Rosa.