Home / Saúde

SAÚDE

Hemocentro de Goiás faz alerta sobre baixo estoque de sangue de fator negativo

As tipagens sanguíneas A -, B -, O - e AB – são as mais usadas em situações de emergência

Imagem ilustrativa da imagem Hemocentro de Goiás faz alerta sobre baixo estoque de sangue de fator negativo

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) iniciou outubro com uma redução significativa no estoque de sangue, especialmente dos tipos A-, B-, O- e AB-, que possuem fator RH negativo. Essa queda nas doações afeta diretamente o atendimento de 223 unidades de saúde em Goiás. O Hemocentro faz um apelo à população para reforçar os estoques e garantir o atendimento contínuo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ana Cristina Novais, diretora técnica da Rede Hemo, destaca que os tipos sanguíneos com fator RH negativo são essenciais em emergências. “Embora nossos estoques estejam em um nível seguro, temos um déficit de 22%. Precisamos da colaboração daqueles que não doaram nos últimos três meses ou que nunca doaram para virem contribuir. É um ato simples, rápido, que pode salvar até quatro vidas. Todo o processo, desde a triagem até a coleta, leva menos de uma hora”, explica.

Ela também reforça a importância de estar atento aos requisitos para doar sangue. Os doadores devem estar saudáveis, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis para menores de 18), e apresentar um documento com foto. Além disso, é necessário que estejam bem alimentados, mas sem consumir alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, e que tenham dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Já nas unidades do interior, como em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, o atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h.

É possível agendar a doação previamente pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além da doação de sangue, os hemocentros de Goiânia e Rio Verde também oferecem a opção de doação de plaquetas, que é crucial para pacientes oncológicos e pessoas com doenças como dengue e covid-19.

Empresas e instituições podem solicitar a presença da unidade móvel do Hemocentro para campanhas de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para isso, é necessário ter, no mínimo, 120 doadores confirmados. A solicitação pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.

Requisitos básicos para doar sangue

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos (com autorização dos pais para menores de 18);

Pesar acima de 50 kg;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Estar alimentado, evitando refeições gordurosas nas 4 horas anteriores;

Apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias