Home / Saúde

SAÚDE

Herso realiza a terceira captação de órgãos de 2025

Rins e córneas foram captados e destinados a pacientes do estado de Goiás

Imagem ilustrativa da imagem Herso realiza a terceira captação de órgãos de 2025

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou, nesta semana, sua terceira captação de órgãos de 2025. A doação incluiu rins e córneas, que foram destinados a pacientes do estado de Goiás. As cirurgias de captação foram conduzidas por profissionais da saúde do estado, que trabalham com dedicação para garantir que esses órgãos possam transformar vidas.

A primeira captação do ano, realizada anteriormente, envolveu a remoção de fígado, que foi enviado ao Rio de Janeiro, e rins para Goiás. Já a segunda captação teve como foco as córneas, com o objetivo de devolver a visão a pacientes que aguardam por esse tipo de transplante.

A conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos é uma ação contínua no Herso. “É fundamental que as pessoas compreendam que a doação de órgãos pode mudar a vida de quem está na fila de espera. No entanto, para que isso aconteça, a decisão precisa ser tomada no núcleo familiar. A conscientização começa quando a pessoa revela à família o desejo de ser doadora, pois o ‘sim’ só se concretiza se todos estiverem cientes da importância desse gesto”, explicou o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Herso, Rafael Pereira.

Quando a família dá seu consentimento, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) inicia o processo de exames para seleção dos receptores, além da distribuição dos órgãos e tecidos conforme o Sistema Nacional de Transplantes. Em seguida, a logística de transporte aérea e terrestre é organizada para garantir que os órgãos cheguem aos pacientes que mais necessitam.

“Esses momentos de solidariedade e esperança são fundamentais para salvar vidas e reforçam a importância do diálogo familiar sobre a doação de órgãos. O Herso se orgulha de fazer parte dessa corrente do bem, onde cada ‘sim’ faz toda a diferença na vida de quem aguarda por uma nova chance”, afirmou Rafael.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias