
O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (HERSO) promoveu um treinamento voltado à Norma Regulamentadora 32 (NR-32), ministrado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Com o objetivo de capacitar os profissionais da área da saúde quanto às melhores práticas de segurança e saúde no ambiente hospitalar.
O treinamento foi conduzido pelos técnicos de segurança do trabalho Paula Camila de Sousa Arquelino e Gabriel Oliveira Rosa, pela enfermeira do trabalho Patrícia Mendes da Silva e pelo engenheiro do trabalho Rubens Jesus Pereira. Durante as aulas, foram abordados temas essenciais para a rotina hospitalar, como introdução à NR-32, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonômicos, além de orientações sobre o manuseio seguro de materiais perfurocortantes e a importância da saúde ocupacional.
Na introdução à NR-32, os participantes conheceram o objetivo e a importância da norma, compreendendo seus direitos e deveres, bem como sua aplicabilidade nos serviços de saúde. Em relação aos riscos biológicos, foram discutidas as principais formas de transmissão de agentes biológicos, medidas de prevenção, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e condutas em caso de acidentes com material biológico, seguindo os protocolos do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Os riscos químicos também tiveram destaque, com instruções sobre a identificação e o manuseio seguro de substâncias químicas, o uso das Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), além da correta utilização de EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) específicos para esse tipo de risco. Já os riscos físicos e ergonômicos abordaram aspectos como radiações ionizantes e não ionizantes, conforto térmico, ruído, iluminação e a prevenção de lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), além de orientações sobre postura e movimentação segura de pacientes.
Outro ponto abordado no treinamento foi a segurança no manuseio de materiais perfurocortantes, com instruções sobre normas de descarte correto, técnicas seguras de manipulação e condutas a serem adotadas em caso de acidentes. Além disso, os participantes receberam informações sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a importância da vacinação e dos exames periódicos obrigatórios, bem como aspectos psicossociais e a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.
De acordo com os ministrantes, a metodologia utilizada combinou aulas teóricas, com apresentação de dados reais da instituição, incluindo quantitativo de exames periódicos e acidentes de trabalho registrados em 2024, e atividades práticas, permitindo uma maior interação entre os participantes e os instrutores. “A qualificação forçou a importância da prevenção de riscos e da adoção de medidas de segurança no ambiente hospitalar, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional focada no bem-estar dos profissionais da saúde e na melhoria contínua da qualidade assistencial oferecida pelo HERSO”, disseram.